Será que seu filho está se desenvolvendo bem? É importante respeitar o tempo que cada criança tem para se desenvolver, mas algumas atitudes são esperadas em cada idade na infância. Veja abaixo a lista dos marcos de desenvolvimento que algumas escolas dos EUA avaliam nas crianças com idade de 2 a 2 anos e 12 meses.
1- COGNITIVO
É avaliado se a criança consegue se separar facilmente dos pais ou dos cuidadores
É avaliado se a criança consegue se encontrar nas atividades sem assistência, se ela consegue entender o que está sendo proposto sem precisar de ajuda
É avaliado se a criança demonstra interesse pelos livros
É avaliado se a criança tem curiosidade nas coisas que a rodeiam
É avaliado se a criança encaixa as peças do quebra-cabeça e outras peças de encaixar nos lugares apropriados
É avaliado se a criança se refere à ela mesma pelo próprio nome na primeira pessoa
É avaliado se a criança aponta para os objetos para indicar o que quer
É avaliado se a criança usa os objetos de forma adequada para brincar
É avaliado se a criança demonstra brincar de forma lúdica (o faz de conta)
É avaliado se a criança procura por ajuda quando precisa
2- LINGUAGEM EXPRESSIVA
É avaliado se a criança descreve o que acontece ou o que aconteceu com duas ou mais palavras
É avaliado se a criança verbaliza o que ela quer ou se ela pede por mais
É avaliado se a criança repete parte das músicas que ouve
É avaliado se a criança sabe falar qual é o próprio nome
É avaliado se a criança identifica (diferencia) gênero masculino e feminino
É avaliado se a criança se reconhece no espelho
É avaliado se a criança reconhece objetos simples e fala o nome dos objetos reconhecendo cada um. Se ela sabe o nome de figuras comuns do dia a dia
É avaliado se a criança fala de 15 a 20 palavras espontaneamente
É avaliado se a criança usa palavras inteligíveis, palavras que as pessoas conseguem entender a maior parte do tempo
É avaliado se a criança tenta repetir palavras que ouve
3- LINGUAGEM RECEPTIVA
É avaliado se a criança escuta (se interessa por) histórias simples e músicas
É avaliado se a criança obedece comandos simples
É avaliado se a criança sabe colocar os objetos em cima, em baixo, dentro e fora
É avaliado se a criança sabe (reconhece) o som dos animais
É avaliado se a criança segue dois ou mais comandos seguidos
4- SOBRE ELA MESMA
É avaliado se a criança sabe apontar três partes do corpo e nomear três partes do corpo
É avaliado se a criança sabe nomear seis partes do corpo
É avaliado se a criança sabe beber no copo na posição correta e colocá-lo de volta na mesa
É avaliado se a criança já bebe com o copo regular
É avaliado se a criança já come sozinha com a colher
É avaliado se a criança coloca as coisas no lugar com ajuda
É avaliado se a criança consegue lavar as mãos com assistência
É avaliado se a criança tem interesse em tirar as roupas por ela mesma
5- ESTUDOS SOCIAIS
É avaliado se a criança se identifica de forma espontânea
É avaliado se a criança gosta de ficar com outras pessoas e de brincar com pessoas e coisas
É avaliado se a criança gosta de brincar com outras crianças
É avaliado se a criança aguarda a vez em uma brincadeira (troca de turno)
É avaliado se a criança participa em grupo
6- MATEMÁTICA
É avaliado se a criança entende o conceito de 1
É avaliado se a criança repete ou conta números de dois dígitos
É avaliado se a criança aponta objetos grandes e objetos pequenos
É avaliado se a criança reconhece cores e formas
7- CIÊNCIA
É avaliado se a criança conhece o nome dos animais mais comuns
É avaliado se a criança sabe identificar chuva, nuvens, quando está nublado e quando está sol
É avaliado se a criança entende o conceito de quente e frio, seco e molhado
É avaliado se a criança combina as cores com os pares certos (azul com azul, verde com verde etc)
8- COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA
É avaliado se a criança chuta objetos com os dois pés
É avaliado se a criança pega a bola rolando no chão e se ela consegue rolar a bola de volta pra frente
É avaliado se a criança pula com os dois pés no chão
É avaliado se a criança sabe andar na ponta dos pés
É avaliado se a criança tem um bom equilíbrio
9- NUTRIÇÃO E SAÚDE
É avaliado se a criança demonstra interesse em experimentar novas comidas
É avaliado se a criança participa de atividades relacionadas a nutrição
É avaliado se a criança sabe a diferença entre o que é comida e o que não é comida
É avaliado se a criança reconhece algumas frutas e alguns legumes
É avaliado se a criança entende que doces são só para ocasiões especiais
10- COORDENAÇÃO MOTORA FINA
É avaliado se a criança passa um líquido de um frasco para o outro sem derramar
É avaliado se a criança consegue trabalhar em uma mesa sem deixar as coisas caírem
É avaliado se a criança sabe colocar a cola no papel e colar sozinha
É avaliado se a criança pinta com pincel
É avaliado se a criança consegue colorir com giz de cera
É avaliado se a criança sabe trabalhar com massinha de modelar
É avaliado se a criança constrói blocos de no mínimo 6 pequenos e grandes
Essas atividades são realizadas tanto na escola como em casa e é possível ao pai, professor ou ao cuidador observar se a criança realiza cada atividade e ajudá-la a desenvolver o que ainda não realiza. Se o seu filho com dois ou mais anos possui dificuldade ou ainda não realiza a maior parte dessas funções, é importante observar e ajudá-lo a aprender, caso não consiga, procure auxílio profissional.
Você também pode imprimir essa lista e entregá-la na escola do seu filho, para que eles possam adotar medidas de apoio para os alunos, assim você estará ajudando muitas outras crianças também.
(compartilhado no Google Docs, livre de vírus)
Essa lista foi tirada do canal Dia a Dia de Mamãe, da querida Alice. Se você quiser ver mais, assista o vídeo original abaixo.
Ficou alguma dúvida? Você gostaria de ver mais sobre esse assunto aqui no blog? Se filho atingiu todos os marcos? Conta aqui pra gente.
Texto escrito por Ellen Camargo, redatora do blog COMO FAZER.
Ellen
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário